DEFENSORIA PÚBLICA GERAL DO ESTADO – DPGE MS

  • LOCAL: Parque dos Poderes – Campo Grande | MS
  • DATA DO PROJETO: 2009
  • ÁREA TERRENO: 12.540 m²
  • ÁREA CONSTRUÍDA: 7.250 m²
  • TIPO: Institucional

Os principais elementos que nortearam a concepção do projeto foram características topográficas (declive de 6m), orientação solar e preocupação com maior preservação possível da cobertura vegetal existente, resultando em arquitetura marcante sem agredir a paisagem.

Foram exploradas tipologias contemporâneas da arquitetura, utilizando-se variedade de materiais,  diversidade de técnicas construtivas, criando-se assim um elevado padrão arquitetônico e ambiental paisagístico onde predominará o equilíbrio de formas e valorização do entorno. O ambiente criado pelo projeto propiciará ao usuário uma ambientação que valorize a natureza, o conforto e a tecnologia que a vida moderna oferece.

Sua implantação define dois pisos para o edifício. O primeiro, no nível da maior cota e em dois blocos, localiza-se, de um lado os gabinetes dos procuradores; de outro a direção superior do orgão e o setor administrativo – interligados através de um elemento central e integrador, constituído por um saguão, configurado como o acesso formal do edifício.

O segundo, na menor cota do terreno é formado apenas uma ala inferior, utilizada predominantemente para estacionamento coberto e parte para gabinetes. Nesse mesmo nível, sob o saguão, localiza-se o auditório e toda sua infrestrutura de apoio.

Todo acesso se faz através da via única frontal. Do lado direito, acesso para estacionamento de veículos de autoridades, funcionários e serviço. No ponto central do conjunto, o acesso formal do edifício através de rampa monumental para pedestres. No estremo esquerdo, encontra-se o acesso ao estacionamento coberto para veículos dos gabinetes e direção superior.

CENTRO DE ATIVIDADES JOSÉ RODRIGUES SAN PEDRO – SESI
EMPRESA DE SANEAMENTO DE MS – SANESUL
Menu